NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JORGE SAMPAIO

Na qualidade de Grão-Mestre da Grande Loja Legal de Portugal – Grande Loja Regular de Portugal, representante da regularidade maçónica, envio por este meio e em nome de todos os maçons regulares uma nota de profundo pesar aos familiares e amigos do ex-presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

Ao longo do seu percurso, como homem e como político, Jorge Sampaio foi um exemplo de cidadania para todos nós, na forma como abarcou causas, defendeu princípios e campeou os valores da Liberdade, da Solidariedade e da Fraternidade, valores esses que a Maçonaria incorpora e pratica.

Como ele próprio escreveu: “A solidariedade não é facultativa, mas um dever que resulta do artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos – ‘Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

Foi esse espírito que o norteou sempre na vida pública, mesmo após o cumprimento da sua missão como Presidente da República. Quer na qualidade de Enviado Especial da ONU para a luta contra a tuberculose quer como Alto-Representante da ONU para a Aliança das Civilizações. Posteriormente, presidindo à Plataforma Global para os Estudantes Sírios por si fundada, o programa de emergência criado proporcionou bolsas de estudo e oportunidades académicas a milhares de jovens fugidos à guerra civil, um apoio que alargou recentemente aos estudantes afegãos.

Pelo percurso e exemplo de vida de Jorge Sampaio, a Maçonaria Regular junta-se ao luto nacional e compartilha o sentimento de perda vivido pelos Portugueses que o recordarão, tal como a História, pelas suas palavras e pelas suas ações.  

Armindo Azevedo

Grão-Mestre da GLLP-GLRP

 

Comments are closed.